Informação nunca é demais!!!

  • www.livrariasaraiva.com.br/.../o-corpo-fala-a-linguagem-silenciosa-da-c..
  • gnt.globo.com/programas/socorro-meu-filho-come-mal/

sábado, 16 de agosto de 2014

O conhecimento mútuo entre nutricionista e paciente



O conhecimento mútuo entre nutricionista e paciente

A relação do homem com a alimentação é desde a gênese, pois para ser gerado é necessário que seja nutrido... Quando nasce, amamenta-se este bebê, que faz deste ato um recebimento de afeto, proteção e acalanto... A partir daí, então, cria-se um relacionamento com o alimento de todos estes sentimentos também!
O alimento passa a ser a figura daquilo que se estabeleceu quando criança, daí a necessidade de se avaliar toda a história pregressa alimentar de quem procura auxílio nutricional. Não basta ouvir “como tem sido sua alimentação atualmente”, mas começar a avaliação buscando sua história com o alimento desde que o conheceu. Num relacionamento é assim, para amar e ter uma comunhão saudável deve-se estudar intimamente o ser amado.
Plano alimentar não é receita de bolo, o que é bom para uma pessoa pode não ser bom para outra.  Portanto, investigar os hábitos alimentares torna-se um subsídio imprescindível para a elaboração de um cardápio personalizado. Sempre respeitando as crenças, preferências, costumes, mas reavaliando junto ao paciente o seu ideal dietoterápico e fazendo, juntos, nutricionista e paciente, as devidas substituições, exclusões e inclusões inerentes ao tratamento.


Dra Ana Paula Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário