Informação nunca é demais!!!

  • www.livrariasaraiva.com.br/.../o-corpo-fala-a-linguagem-silenciosa-da-c..
  • gnt.globo.com/programas/socorro-meu-filho-come-mal/

domingo, 6 de julho de 2014

Vou compartilhar uma receita de Gabriela Kapim, nutricionista, apresentadora e autora do livro "Socorro! Meu filho come mal" (editora LeYa). Achei fantástica!!! Ajuda as mamães a incentivar seus filhos a comerem melhor... Já que este dilema atinge as melhores famílias... complicado, mas não impossível!
Vão as dicas: 
Vale a pena conferir!





RECEITA PARA O SEU FILHO COMER BEM.

Ingredientes:
2 xícaras de chá de real valor da alimentação saudável; 3 xícaras de paciência; 2 colheres de sopa de calma; 2 colheres de chá de bom humor; 1 mesa de jantar; pratos e talheres; 6 ou 7 opções de alimentos saudáveis; 1 pitada de televisão ou qualquer eletrônico; expectativas, quanto menos, melhor; carinho e afeto a gosto; e regras e limites à vontade.

Modo de preparo:
O primeiro passo para esta receita dar certo é você adicionar o real valor da alimentação saudável no seu interior. Apenas desta forma você poderá transmiti-lo ao seu filho. Amacie seu interior com muito carinho e paciência, mas não use-o todos agora, já que você precisará deles em vários momentos ao longo desta receita.
Agora é preciso criar regras e limites que deverão ser seguidos por todos no momento das refeições.
Prepare uma mesa atrativa. Não é indicado substituir por mesa de centro, de trabalho, do quarto ou mesmo uma bandeja no sofá. Avise à criança que logo a refeição estará pronta, e deixe-a descansando por 10 minutos. Assim, no momento certo, ela já estará no ponto para sentar-se à mesa. Aqui é o momento que você poderá usar a televisão ou outros eletrônicos. Enquanto isso adicione à mesa os pratos e talheres, e para as opções de alimentos saudáveis, use travessas de servir. Passados os 10 minutos, chame a criança para a mesa. Nesse momento, a televisão ou eletrônico devem ser desligados, evitando que a criança se distraia e se disperse. É importante que ela tenha consciência do que estará acontecendo.
É hora de começar a refeição. Deixe que a própria criança se sirva, já que assim é mais fácil negociar caso ela não queira comer, pois foi ela mesma que fez o prato. Nesse momento, é importante fazer valer as regras e os limites, e uma delas é que é preciso ter cinco cores no prato. Quando os alimentos estão no prato, mesmo que a princípio a criança não coma, já esta mais perto da boca.
Adicione ao seu prato alimentos saudáveis, daqueles que  você quer que  seu filho coma. Um bom exemplo faz toda a diferença.
Caso ele faça birra e malcriação, não insista. É hora de acrescentar a calma e o bom humor, reforçando as regras e os limites.
Não adicione expectativa demais nas primeiras vezes que fizer esta receita, pois os ingredientes podem desandar.
Para que ela tenha sucesso, precisará ser repetida várias vezes, até que possa ser substituída por novas, tais como "receita para meu filho experimentar alimentos novos" e "receita para meu filho comer de tudo".


Um comentário: